quarta-feira, 26 de maio de 2010

ULTIMOS INFORMES

SEMANA DECISIVA
26/05
Essa semana é decisiva para a mobilização da categoria dos ACS e ACE, pois a CONACS está concluindo as negociações com o Governo para o encaminhamento do PL do Executivo, fato essencial para a aprovação em caráter de urgência do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.


No dia de ontem (25/05), a Assessores jurídica da Conacs, Dra. Elane Alves, participou de reunião com os consultores legislativos que estão assessorando a Relatora Deputada Fátima Bezerra, na confecção do seu relatório final.


Hoje (26/05), haverá outra reunião, estando prevista a participação além da CONACS, de consultores da Casa Civil e de parlamentares.


Por causa das negociações que estão em andamento, de comum acordo, foi suspensa a reunião da Comissão Especial , que deverá aguardar o encaminhamento do PL do Executivo nos próximos dias para que então seja feita a leitura e aprovação do relatório final dos projetos do Piso Salarial e Plano de Carreira.

RESPOSTA AO COMENTÁRIO

SE EU FUI INJUSTA COM VCS ME DESCULPE  E SE FALEI BESTEIRA  EU PENSO Q Ñ MAIS SE FALEI GOSTARIA DE SABER ONDE E COM RELAÇÃO AS PESSOAS CONTAMINADAS EU SICERAMENTE PEÇO DESCULPAS POIS SÃO VITIMAS DESSAS INJUSTIÇAS E DEDICAÇÃO, TENHO MEDO QUE TUDO ISSO CONTINUE ACONTECENDO SÓ QUE AGORA COM OS MUNICIPAIS QUE SEQUER TEM ASS .MÈDICA, EU APENAS ESTOU LUTANDO POR UMA CATEGORIA QUE ATUA NAS RUAS LADO A LADO DE VCS ,ME ORGULHO DE SER MATA MOSQUITO E TENHO A LUTA DE VCS COMO EXEMPLO,MAIS CONHECENDO VCS COMO CONHEÇO VCS JAMAIS PERDERIA UMA  OPORTUNIDADE,SABE É FÁCIL FALAR OU CRITICAR MAIS VC  JÁ PAROU PRA PENSAR QUE CHEGA SER TRISTE  VCS MATA MOSQUITO SÓ PENSAR EM VCS,NÃO SERIA  MELHOR SE APENAS EXISTISSE  UMA CATEGORIA DE MATA MOSQUITO SEM ESSA DIVISÃO,  PORQUE NÃO SE LUTA POR MATA MOSQUITO INDEPENDENTE DE DIVISÃO?,HOJE ESTAMOS NESSE MOMENTO SENCIVEL POR FALTA DE UNIÃO, COMO VC SENTE  EM  SER MATA MOSQUITO SINDICALISTA E TER VÁRIOS MATA MOSQUITO NO PAÍS RECEBENDO 280 REAIS COMO SALÁRIO,SE FUI INJUSTA DESCULPE ME DE NOVO  POIS ADMIRO A LUTA DE VCS, MAIS SERÁ QUE FOI  EU QUEM FALOU  BESTEIRA, O FATO DE VCS TEREM LUTADO ,20 ANOS NOS  OS  MATA MOSQUITOS MUNICIPAL  TEMOS QUE IDOLATRA O PASSADO DE VCS ,OU  USA LO PARA ABRILHANTA O FUTURO?VOLTO A DIZER DESCULPE ME COMPANHEIRO MATA MOSQUITO, VC É BRILHANTE E QUERREIRO E VAI VENCER BOA SORTE.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Fátima negocia com governo proposta de lei sobre piso dos agentes de saúde


Uma proposta de lei para regulamentar o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) está sendo negociada entre governo federal, parlamentares e a Confederação Nacional dos ACS e ACE (Conacs). A deputada Fátima Bezerra é a relatora da matéria (PL 7495 e outros) na Comissão Especial que trata do tema.

Governo e agentes de saúde divergiram na audiência pública sobre a regulamentação do piso salarial da categoria, realizada na terça-feira, 18, com representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems), da Frente Nacional dos Prefeitos e da Conacs para debater a proposta.

Enquanto o governo está preocupado com a capacidade do Estado de arcar com o piso de R$ 1.020, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias reivindicam a regulamentação desse direito, já garantido pela Emenda Constitucional 63.

A relatora da comissão, deputada Fátima Bezerra, busca um ponto de equilíbrio. Para ela, o governo não é contra a proposta e está ciente da importância desses profissionais para a melhoria da saúde pública no Brasil. A parlamentar afirma que é preciso negociar para se chegar a uma proposta que atenda às aspirações da categoria e tenha condições de ser aprovada.

Novas audiências - Após a audiência pública, uma comissão de parlamentares, liderados pela deputada Fátima Bezerra e pelo deputado Mauríco Rands(PT/PE), e representantes da CONACS se reuniram com o chefe de gabinete de Relações Institucionais, Mozart Sales. Mozart pediu que fosse apresentada uma proposta de lei para se discutir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na quinta-feira, 27.

Na quarta-feira, 19, a deputada e outros parlamentares, acompanhados de representantes da Conacs, se reuniram com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Luiz Fernando Beskow. Ficou acertado de o Ministério enviar à comissão especial uma Nota Técnica sobre os pontos polêmicos da proposta. Na terça-feira, 25, à tarde, haverá nova reunião para discutir o esboço da proposta de lei que viabilizará o piso salarial dos ACS e ACE.

A relatora, deputada Fátima Bezerra, quer negociar uma proposta que atenda aos agentes, mas que o governo possa pagar.

Em Brasília, a mobilização dos ACS e ACE, contou com cerca de 2 mil agentes de todo o país, durante todas as atividades. O Rio Grande do Norte estava representado por uma delegação.